24 fev Leitura de histórias e desenvolvimento infantil: qual relação? por Daniel Becker
Os benefícios da leitura de histórias para o desenvolvimento infantil não são novidades no meio científico. Mas é sempre bom lembrar! No ano passado, foi publicado mais um estudo (brasileiro!) para justificar ainda mais essa forma deliciosa de transmitir carinho e afeto e, ao mesmo tempo, promover a saúde física e emocional de nossos filhos.
A pesquisa visava avaliar o impacto da leitura de histórias e o que ela poderia gerar em crianças internadas na UTI do hospital – e, portanto, submetidas a altos níveis de estresse. 81 crianças hospitalizadas em UTIs foram recrutadas e separadas em dois grupos. O grupo testado foi exposto à leitura de livros infantis durante uma média de 30 minutos, todos os dias por uma semana. Os livros foram selecionados por apurada curadoria e lidos por 6 contadores de histórias experientes no assunto. O segundo grupo (grupo controle) não vivenciava a leitura, mas também recebia 30 minutos de atenção lúdica para amenizar o viés da interação.
Como resultado, ambos os grupos apresentaram:
– Aumento de ocitocina (hormônio relacionado a bem-estar, vínculo e amor);
– Redução de cortisol (hormônio associado a estresse);
– Diminuição da percepção da dor.
Mas as crianças que vivenciaram a leitura da história, na beira do leito, apresentaram essas respostas positivas bem mais intensas, como demonstram os gráficos apresentados.
“Nossas descobertas fornecem uma base fisiológica para os benefícios de curto prazo de contar histórias e sugerem que uma intervenção simples e barata pode ajudar a aliviar a dor física e psicológica de crianças hospitalizadas”, afirma um dos pesquisadores.
A pesquisa evidencia a importância da conexão entre cuidador e criança para o desenvolvimento infantil, mesmo em um ambiente muito desfavorável. E que livros e contação de histórias são ferramentas maravilhosas nesse processo. Nossa mente é talhada para ouvir histórias. E isso nos diferenciou de todas as outras espécies. Além de trazer bem-estar, as memórias afetivas de uma história antes de dormir, ou qualquer outro momento, ficarão em seus filhos para sempre como momentos preciosos.
Vamos juntos nessa prática simples e revolucionária?
Daniel Becker é pediatra, sanitarista, palestrante e escritor. É pioneiro da Pediatria Integral no Brasil – uma prática que amplia o olhar e o cuidado para promover o desenvolvimento pleno e o bem-estar da criança e sua família. Mestre em saúde pública pela Fiocruz. É docente de saúde coletiva da UFRJ, colaborador da UNICEF e da OMS, e de instituições como a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Instituto Alana.